Viagem aos Açores - 10 dicas gerais

Arrisco dizer que os Açores é um dos arquipélagos mais bonitos do mundo e viajar para lá é tão fácil que é uma pena não conhecer. O ano de 2020 (e quem sabe 2021!) é um excelente ano para o conhecer.

DICAS PARA UMA VIAGEM AOS AÇORES

1- Vá por conta própria
As ilhas são pequenas (mesmo a maior, S. Miguel,  não chega a 90 km de uma ponta a outra, por estrada) e as estradas principais são boas. Se não tem problemas ao nível da condução, vá por conta própria, alugue um carro e faça o seu próprio roteiro. Há na internet imensa informação que o pode ajudar.
Se não está habituado a viajar por conta própria e/ou sozinho e gostava de experimentar, acredite que os Açores são um excelente local para começar.

2- Selecione a fonte de informação certa para si
São incontáveis os blogues sobre viagens, mas acredite que nem todos lhe vão servir. Escolha os que se aproximam do seu perfil pessoal e de viajante. Antes de seguir um roteiro, pesquise um pouco sobre o perfil do blogger e perceba o seu estilo de viagem. Por exemplo, se vai com crianças, procure um blogue de viagens em família. Se vai de mochila procure quem o faça também. Vale a pena gastar um pouco do seu tempo a perceber o estilo de cada blogger, isso vai tornar a sua escolha mais certeira e diminuir a possibilidade de frustração. Dou um exemplo simples. Há quem atenda às fotografias publicadas para decidir o destino de viagem. Acontece que muitas vezes chegado lá percebe que qualquer semelhança entre o que os seus olhos veem e as fotos é pura coincidência. O blogue quis enganá-lo? provavelmente não. Provavelmente é um blogger que se dedica à fotografia, que fotografa à hora certa, com o material certo e que trabalha as fotografias. Só isso.

3- Adequa o roteiro ao estilo de viagem que quer fazer
Pense o estilo de viagem que mais gosta e o que gostaria de fazer aproveitando o facto de a fazer por conta própria. Quer levantar cedo?, vai "picar o ponto" em cada sítio ou desfrutar cada lugar? vai dar um mergulho e sair ou quer gozar um belo dia praia? interessa-lhe ficar uma tarde numa esplanada à beira mar? quer fazer caminhadas? Apesar das ilhas não serem pequenas, roteiros demasiado ambiciosos criam frustração. O meu conselho é que faça uma lista dos pontos essenciais que quer visitar e outra com aquilo que quer ver se houver tempo. Lembre-se que estando lá pode sempre adaptar o roteiro.

4- Estude a possibilidade de fazer as viagens inter-ilhas de barco
Existem carreiras regulares de barco (diárias ou 1 ou 2 vezes por semana) entre algumas ilhas. Em algumas destas deslocações demora-se menos tempo e são mais baratas do que ir de avião. Estude essa possibilidade fazendo as simulações aqui. Lembre-se que em algumas ilha há mais de um porto. Estude todas as possibilidades.

5- Alugue o carro certo no sítio certo
As estradas de acesso a algumas lagoas ou miradouros menos conhecidos não estão alcatroadas, não estão em muito bom estado e algumas são bem inclinadas. Apesar disso, o "minicarro" VW UP fez todas elas (em S. Miguel), por isso, se não for com o carro cheio, não considero essencial um carro potente (e eu estou habituada a carros bem mais potentes que o VW UP). Já fazer um seguro para danos próprios acho importante. Neste aspeto tenho um conselho a dar: se usar um agregador de rent-a-car (como a economycarrentals, por exemplo), que tem a vantagem de procurar a melhor opção em várias rent-a-car, não faça aí o seguro. O que me aconteceu foi que ao levantar o carro fui quase coagida a fazer o seguro novamente com a operadora, com a justificação de se acontecesse alguma coisa eu teria de pagar e depois pedir o reembolso ao agregador, não havendo certeza se receberia. Gastei uma porção de dinheiro desnecessariamente. Fica o alerta.

6- Instale os mapas das ilhas 
Apesar das estradas estarem razoavelmente sinalizadas e poder consultar o Google Maps (lembre-se que estamos em Portugal, não havendo, portanto, roaming), dá sempre jeito ter um mapa que funcione offline. Eu uso o Maps.me mas há outros. Sendo assim, descarregue ou atualize os mapas de todas as ilhas para onde vai.

7- Previna-se para a instabilidade do tempo
Leve roupa a contar com chuva (mesmo que as previsões não indiquem que vai chover). O tempo nos Açores é muito variável durante o dia, de lugar para lugar e nos vários dias.
Estas fotografias foram tiradas em São Miguel, com uma hora de diferença. Enquanto na parte mais alta da ilha, o nevoeiro era cerrado e chovia, na praia estava tempo para banhos.
As pessoas que estavam na praia estavam, na sua maioria, vestidas  porque eram já 8 da noite.

9-  Faça uma programação inteligente e seja flexível no roteiro
Como disse, o tempo nos Açores é variável e instável sobretudo nas ilhas  maiores. em S. Miguel, por exemplo, é frequente não se conseguir ver a Lagoa das Sete Cidade e ainda mais frequente não se ver a da Fogo. Sendo assim, não programe a ida à Lagoa do Fogo para o último dia.
Há câmaras que permitem ver o estado do tempo. Utilizei 2 sites: aqui e aqui. Vá acompanhando e flexibilize o roteiro.

9- Leve fato de banho 
Se viajar para os Açores no verão vai ter vontade de dar um mergulho nas cascatas e nas piscinas naturais ou praias. Se vai no inverno leve ainda assim fato de banho. Vai ter vontade de tomar banho nas águas termais (quentes). Não se esqueça de levar um fato de banho mais velho, uma vez que vai ficar mal tratado nas nascentes termais de água férrea.

10- Consulte o site oficial do governo dos Açores
Se viajar ainda em tempo de COVID-19, consulte o site oficial do Governo dos Açores (aqui). Lá tem acesso à lista de laboratórios com acordo com o turismo do arquipélago e onde poderá fazer o teste do COVID sem gastos (deverá levar apenas o bilhete de avião impresso), encontra os impressos a preencher e tem indicação de como proceder para realizar o 2º teste. Este 2º teste é feito ao 6.º dia a contar do primeiro e receberá uma mensagem com indicação do local. Enquanto aguarda o resultado deste 2º teste não precisa de fazer isolamento (de acordo com as regras em Setembro de 2020).

Dica extra
Se é fumador, não leve tabaco. Nos Açores o tabaco é mais barato.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Albânia - roteiro de 14 dias com informações úteis

Roteiro pela Andaluzia, sem as cidades grandes

Guia de viagem a S. Miguel (Açores)