Ovar
Os Passadiços do Paiva eram o destino principal do fim de semana. A ideia era conjugá-los com outras atividades no Geopark de Arouca ou com a visita a outro local de interesse na região Centro/Norte do país e, desta forma, rentabilizar a viagem de Odemira a Arouca. Contudo, as condições meteorológicas não facilitaram o programa. A chuva começou a cair logo após termos terminado de fazer os passadiços e ameaçava continuar pelo restante sábado e domingo. Por isso mudámos de planos e viajámos para o litoral. Como tínhamos a intenção de visitar a igreja de Válega, pensámos pernoitar na zona de Ovar. Durante a viagem procurámos local para dormir (não tínhamos nada reservado) e, dentro do que estava disponível, o melhor situava-se na Praia do Furadouro. Lá vamos nós.
Praia do Furadouro
Foi na Praia do Furadouro que jantámos e dormimos. Foi fácil encontrar onde jantar e, como na maioria dos locais perto da costa, o peixe é rei. Quanto à dormida, ficámos no hostel simpático (55 € por um quarto triplo).
Dia 2
Igreja de Válega
Saímos de manhã da Praia do Furadouro e fomos até Válega (a cerca de 10 km de distância). Tinha visto num blogue fotografias desta igreja e queria visitá-la. Vale a pena, porque é uma igreja realmente diferente do habitual.
![]() |
Igreja de Válega (foto minha) |
A Igreja Paroquial de Válega (Igreja de Nossa Senhora do Amparo) é do séc. XVIII, embora o revestimento exterior, em azulejo, seja já do séc. XX.
![]() |
Interior da Igreja de Válega (foto minha) |
Depois de visitar a igreja ainda passámos pelo Luso, mas como o tempo não melhorava, resolvemos iniciar o caminho para casa não sem antes comer o famoso leitão da Bairrada.
Nota final
Na região há diversos pontos de interesse, nomeadamente:
- Museu do Caramulo (com uma coleção de automóveis e de motociclos)
- Mata Nacional do Buçaco (onde se pode visitar o Convento de Santa Cruz do Buçaco e Palácio Hotel do Bucaço)
- Fonte de São João, no Luso, onde se pode encher umas garrafinhas de água.
Passeio feito em abril de 2018
Comentários
Enviar um comentário