Escolha de destinos para viajar (com dicas)

Muita gente me pergunta como escolho os meus destinos de viagem. Não há uma resposta única, por isso faço aqui uma lista das principais motivações que me levam a conhecer diferentes locais.

1) Sonhos de criança

a) As aulas e os livros da escola foram inspirações, por exemplo, para conhecer o Egipto, Macau, a Muralha da China ou Auschwitz.
b) A televisão (concursos que havia na altura e os Jogos Sem fronteiras) foi motivação para conhecer Siena, Bruxelas, Machu Picchu e os templos de Angkor, por exemplo, e um dia viajar para o Japão.
c) relatos de professores que tinham viajado. Tinha um professor de História que falava das suas viagens e que me deixava a sonhar. Foi assim que conheci a Patagónia.

Cambodja - Templo de Angkor (foto minha)


2) Profissão

Há temas que falo nas aulas que me deixam cheia de vontade de conhecer certos locais. Foi por isso que fiz questão de ir à Capadócia, a Pamukkale, a Pompeia, ao Etna, ao Salar de Uyuni, à "árvore de pedra", ao glaciar de Perito Moreno ou ao vulcão Krakatoa e ao Parque Nacional de Bromo, e que me levarão certamente à Islândia e à Calçada de Gigante.

Bolívia - Salar de Uyuni (foto minha)

3) Oportunidade

a) de preço - foi por haver uma promoção fantástica que visitei a Turquia, a Tunísia ou Bordéus, por exemplo.
b) de companhia - e assim visitei Londres, a República Dominicana, a Madeira, a Europa central (Suiça, Áustria, Lichtenstein e República Checa), e que fiz os Caminhos de Santiago ou  uma viagem por Portugal continental de 10 dias.
c) de trabalho - o trabalho levou-me a conhecer os Açores e a ir pela primeira vez a Paris e a Madrid.
d) de ter onde ficar - e assim visitei Nova Iorque.

Madrid - Templo de Debod (foto minha)

4) Uns puxam outros

Visitar a Tailândia e o Cambodja levou-me a querer conhecer o Vietname. Jantar, na Polónia, num restaurante húngaro, por mero acaso, fez-me querer conhecer a Hungria. Visitar a Hungria fez-me voltar para conhecer Budapeste. Visitar a Croácia levou-me a voltar para conhecer Zagreb. Visitar a Itália, fez-me voltar a Itália.

Vietname - Templo Cao Dai (Foto minha)

5) Já que estou aqui

Já que ia ao Vietname, fui a Hong Kong. E já que estava em Hong Kong cumpri o desejo de ir a Macau. Já que fiz escala em Toronto, fui às cataratas do Niagara. Já que estava em Marraquexe, fui até Casa Blanca. Já que estava em Bordeux, fui à Duna de Pilat, Já que estava em Malta, fui até à Sicília. Já que ia fazer o Caminito del Rey, fui a Málaga

Hong Kong (Foto minha)

6) A internet

Seguir blogues/sites/páginas de Facebook de viajantes é uma grande inspiração. Foi assim que quis ir ao Irão, a Barcelona, ao Caminito del Rey, ao Cambodja, à Tailândia, ao Peru, ao mercado de Natal de Colmar, aos Picos da Europa ou aos Passadiços do Paiva e que um dia irei à Indonésia.

Irão (Foto minha)

7) Eu sei lá

Incluo nesta categoria a razão que me levou a viajar, por exemplo, até à EslovéniaRoménia, Bulgária, Malta, Polónia, Alemanha, Luxemburgo ou Holanda. Não sei muito bem por que fui mas fui.

Lago Bled - Eslovénia (foto minha)

Na escolha de destinos, o ideal seria fazê-lo num crescente de interesse, já que depois de ver muita coisa é difícil que algo nos surpreenda. Por exemplo, depois de ver os glaciares da Argentina, ver os da Noruega fez-me soltar um desanimado "É giro", teria sido melhor ver primeiro os da Noruega e só depois os da Argentina. Contudo, nem nós próprios sabemos, muitas vezes, o que nos vais surpreende mais, então deixo algumas dicas.

Dicas na hora de escolher um destino:
- Se têm destinos de sonho mas não sabem por qual começar, proponho uma forma de o fazerem, em vez de perguntarem nos grupos de Facebook qual será melhor (vão surgir todas as opiniões e vão ficar na mesma):
      1) Façam uma lista (escrita) desses destinos. 
     2) Se o tempo e/ou o dinheiro não for problema, escolham o que tiverem colocado em primeiro lugar (é, certamente, o mais importante), ou o mais caro ou o mais demorado. 
      3) Se tiverem constrangimentos de tempo e/ou de dinheiro, vejam na lista o que melhor se adequa à vossa situação.
     4) Se preveem que a vossa vida vai mudar (por ex. pensam ter filhos, vão mudar de emprego e não terão férias nos próximos tempos...), escolham da lista, o destino menos adequado a levar crianças ou com menos possibilidade de realizarem após a alteração de vida. 
- Antes de se proporem a viajar para um determinado local, pesquisem e informem-se sobre o mesmo, de modo a perceberem se (ainda) corresponde à vossa expectativa.
- Não tomem cegamente como certas as opiniões de outras pessoas, sobretudo de pessoas que não conhecem pessoalmente. O que é ótimo para umas pessoas, é péssimo para outras.
- Adequem o destino à vossa condição (de tempo, dinheiro, condição física,  familiar, personalidade). As vossas condições não vão mudar como que magia só porque vão viajar. Por exemplo, se viajam com crianças, uma viagem para um país de terceiro mundo será a mais adequada? Se têm mobilidade reduzida, será ajustado viajar para destinos onde a principal atração são os passeios pedestres? se vos faz confusão a falta de higiene, valerá a pena viajar para África? se não suportam a ideia das mulheres andarem de lenço, o Irão será o melhor destino?


 Boas inspirações!

Comentários

  1. Bom texto e tanta vontade de organizar a minha vida de forma a poder viajar 👏🏼💪🏼

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Albânia - roteiro de 14 dias com informações úteis

Roteiro pela Andaluzia, sem as cidades grandes

Guia de viagem a S. Miguel (Açores)