Quem sou eu e ao que venho




Já há muito tempo que tenho vontade de escrever sobre as viagens que faço. O que me move não é propriamente escrever sobre a companhia aérea que utilizei, a comida que me deram no avião ou o restaurante onde comi. Disso não me vou lembrar certamente. O que me move é partilhar a preparação da viagem, a construção do roteiro, as experiências que vivi durante a mesma e o que ficou depois da concluir. O que me interessa é responder a questões como: por que razão foste aqui e não acolá? porque foste por conta própria nesta viagem e na outra não? como fizeste o roteiro? que foi mais especial nesta viagem? ou coisas mais pequeninas como: como foste  do aeroporto até ao alojamento? como escolhes o hotel?
Pretendo, assim, que, ao contrário do que é habitual, este blogue seja muito mais que relato de viagens realizadas, quero que mostre também o percurso que fiz até chegar à viagem. Existem ainda outras diferenças em relação aos muitos blogues e sites de viagens que existem (ou pelo menos em relação aos que conheço). Os blogues ou sites que sigo (e sigo muitos) são de viajantes "profissionais" (alguns sem aspas) que nos fazem sonhar mas que não correspondem à minha realidade. Estas pessoas, ou porque têm empregos que lhes permitem, ou porque mudaram de vida ou porque outra coisa qualquer podem fazer viagens ao longo do ano, por períodos longos. Eu não posso. Aqui deixo o meu perfil para que percebam as minhas condicionantes, que provavelmente serão as vossas:

- Venho de uma família de classe média baixa. Durante a infância/juventude, o dinheiro em casa não abundava e apesar do meu pai ser uma pessoa curiosa, que sempre se interessou por conhecer e por mostrar o país aos filhos, nunca teve disponibilidade financeira suficiente para nos proporcionar viagens ao estrangeiro. A primeira vez que andei de avião tinha 23 anos e paguei a viagem com dinheiro do meu trabalho.

- Sou professora, o que condiciona as minhas férias. O meu período de férias está limitado ao mês de Agosto. Normalmente tenho ainda disponíveis alguns dias no final do ano (que não inclui o Natal, que faço questão de passar com a família) e alguns dias na altura do Carnaval e da Páscoa (que nunca usei para viajar). Isto significa que não posso aproveitar voos em promoção, que nunca são nas alturas em que posso viajar.

- Tenho tido, nos últimos anos, um trabalho complementar ao de professora, o que me dá algum desafogo financeiro mas restringe a possibilidade de sair ao fim de semana.

- Sou professora de Biologia e Geologia, o que me dá um gosto especial pela natureza, sobretudo no que diz respeito à geologia.

- Vivo sozinha, o que faz com que não tenha "à mão" uma pessoa para viajar comigo. Ou viajo com amigas ou viajo sozinha, não tenho escolha.

- Não sou fluente em nenhuma língua para além do português, claro, o que pode ser um constrangimento para muitas pessoas mas não para mim, como verão.

- Vivo em Odemira. Pode parecer que não, mas condiciona. Aqui não há muitas coisas, incluindo agências de viagem (loja fixa) e estou a 200 km de Lisboa, o que na altura de escolher a hora de um voo, condiciona. Um voo às 7.00h da manhã implica sair de casa por volta das 2.00h -2.30h da manhã, o que significa uma noite sem dormir,

- Sou uma pessoa tímida (há quem diga que disfarço bem... mas sou) e com idade para ter juízo, o que faz com que já não me apeteça aventuras de adolescente (pelo menos sempre...).

- Viajo sobretudo para conhecer. Não viajo para descansar. Isto significa que faço roteiros de viagem que muitos consideram demasiado "corridos". Não encontrarão planos que incluam uma tarde numa esplanada ou umas horas na piscina do hotel.

- Não ligo muito aos hotéis onde me instalo. Há alguns parâmetros que os alojamentos que escolho têm de obedecer (localização, casa de banho privativa, por ex.) mas tirando isso, seleciono o mais barato. Afinal só lá vou para dormir.

Penso que muitas pessoas, principalmente mulheres, se identificarão com este perfil. É sobretudo para essas pessoas que escrevo.

Espero que inspire!

Nota: Tentarei postar uma ou duas vezes por semana mas, como já perceberam, entre viagens maiores e passeios menores, não terei mais do que 4 - 5 assuntos para relatar, por ano. Assim, intercalarei a preparação e consecução de viagens atuais e do passado (nestas com menos pormenor) e temas mais gerais.

Atualização (em 2024): O blogue faz este ano 6 anos. Vejo agora (na verdade, já vi há muito tempo) que a "promessa" de escrever 2 vezes por semana era completamente irrealista, ou porque não tenho tempo ou porque tendo-o, não estou inspirada e com vontade. Houve anos (2021 e 2022) que não escrevi nada! 
Continuarei a escrever com a regularidade possível....

Comentários

  1. So cool! Continua Zélia! Está muito bom! Assim ajudas-me a viajar nos meus sonhos de classe média arruinada. Adorei a prosa e as fotos. Para quando o livro?

    ResponderEliminar
  2. Apoiado e aclamado, Zélia :) Assim posso "viajar" contigo!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho dois dos seus problemas: viajar sózinha e nao saber falar inglês. Vou aprender como faz. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero ajudar e se não ajudar que, pelo menos, ajude a "descomplicar".

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Albânia - roteiro de 14 dias com informações úteis

Roteiro pela Andaluzia, sem as cidades grandes

Guia de viagem a S. Miguel (Açores)