Como fazer a mala de viagem em meia hora e sem esquecimentos, com dicas

O meu lema é: O espaço que poupar, é o peso que não vou carregar!
Este artigo é dirigido às pessoas que:

- querem "descomplicar" as sua viagens;

- não fazem questão de estar em viagem como se estivessem em casa;

- viajem por um período superior a 8 dias.

Eu faço qualquer mala em meia hora. Não faço check list e não tenho roupa direcionada unicamente para as viagens. O que escrevo é baseado na minha experiência.

Fonte: https://br.freepik.com

PREPARAÇÃO ANTES DE VIAJAR (AO LONGO DO TEMPO)

Dica 1 - Compre protetor solar, pasta e escova de dentes de viagem. 
Há alguns supermercados (por ex. um cujo nome começa e acaba por um L) onde se vende embalagens de protetor solar e de pasta de dentes bem pequenas. Para os restantes produtos siga as dicas seguintes.

Dica 2 - Guarde embalagens pequenas (do amaciador que vem nas tintas do cabelo, do shampoo que se trouxe de um hotel...) ou compre um kit de frascos de viagem (se guardar os frascos que lhe passam pelas mãos, não vai precisar de comprar). Estas embalagens servirão para colocar os produtos mais líquidos como shampoo, amaciador de cabelo e loção para o corpo).

Dica 3 - Guarde as embalagens de guardar as lentes de contacto, ou caso não use, peça a alguém que use. Estas embalagens são ótimas para levar os cremes.

Dica 4 - Peça amostras do seu perfume preferido, caso o queira usar durante a viagem. Em último caso, no kit de frascos de viagem vem um que tem pulverizador.

Dica 5 - Gaste antecipadamente uma pasta de dentes pequena e o creme de uma embalagem das lentes de contacto. Desta forma perceberá para quanto tempo dão. Vai ter surpresas.

Dica 6 - Fotografe a página inicial do seu passaporte e guarde uma cópia da imagem num ficheiro que tenha acesso pela internet e outra numa pasta no telemóvel (que tenha acesso mesmo sem internet).

Dica 7 - Procure no Youtube vídeos sobre técnicas de dobrar roupa para viagem. Há formas de dobrar roupa de modo a ocuparem menos espaço. Experimente as técnicas e veja se realmente poupam espaço.

PREPARAÇÃO UNS DIAS ANTES DA VIAGEM

Dica 8 - Lave toda a roupa que tenha suja. Não vos aconteceu já quererem levar uma peça que à última hora percebem que está no cesto da roupa suja? Se tiverem toda a roupa disponível isso não vai acontecer.

Dica 9 - Guarde as pesquisas que fez sobre o destino no telemóvel, numa pasta que tenha acesso mesmo sem internet.

DURANTE A FEITURA DA MALA

Dica 10 - Quando começar a fazer a mala percorra o seu quotidiano ao levantar. Imagine que se está a levantar e percorra tudo o que faz habitualmente, pela ordem com que o faz: lavar os dentes, tomar banho, pôr desodorizante, pentear, tomar um comprimido.... Deste modo não se vai esquecer de nada da casa de banho.
Para pôr estes produtos de casa de banho, use bolsas impermeáveis. Desta forma, qualquer derramamento será um incidente pouco grave.

Dica 11 - Veja o tempo que vai estar nos locais para onde vai. Se seguiu a dica 7 não haverá surpresas desagradáveis.

Dica 12 - Continue o seu percurso quotidiano, agora na hora de vestir. Pense no que veste: roupa interior, meias, calças, blusa, sapatos... e vá selecionando a roupa. Não se esqueça que as partes de baixo devem combinar com todas as partes de cima. 
Selecione roupa que possa lavar facilmente e que não precise de ser passada a ferro.
Se for de verão substitua os sapatos de quarto por uns chinelos que possa usar noutras ocasiões. 
Não se esqueça de um saco para a roupa suja.

MAS ATENÇÃO:

Faça a mala com roupa para 7 dias, independentemente do número de dias da viagem.

Dica 13 - Leve detergente para lavar a roupa e se quiser 2 ou 3 molas de roupa. Eu prefiro sabão em vez de detergente líquido, desta forma poupo nos líquidos. Uma técnica que uso para ajudar a secar roupa é, depois de a torcer bem, tirar-lhe a água com a toalha de rosto. Pode sempre usar o serviço de lavandaria do hotel, caso tenha e o seu orçamento permita. 

Dica 14 - Agora que já percorreu o seu dia e selecionou quase tudo, vamos às coisas que não se usam todos os dias.
-Selecione os medicamentos a levar. Pense nas patologias mais frequentes (diarreia, febre, dores, picadas de insetos..) e leve medicamento de preferência de venda livre. Anote os princípios ativos dos medicamentos (pode necessitar de comprar no destino e estes não terem o mesmo nome).
-Material fotográfico, carregadores, baterias extra, adaptador de tomada.
- Lima para as unhas (elas vão crescer....)
- Cartões e dinheiro. Não precisa de levar os cartões todos que tem na carteira. Selecione. Leve mais do que uma bolsa para o dinheiro (não é bom ter todo o dinheiro no mesmo sítio).
- Café. Eu levo sempre uns pacotes de café instantâneo.

Tipos de tomadas elétricas (Fonte: Leroy Merlin)
Tipos de tomadas (Fonte: Wikipedia)


Dica 15 - Agora que já selecionou tudo, e caso leve mala de porão, selecione 2 t-shirts, 2 cuecas e 2 pares de meias para levar na mala de mão (acreditem que vos podem "salvar"). Na mala de mão leve ainda os medicamentos e tudo o que não pode mesmo perder ou que não dá para comprar no destino, caso a mala de porão desapareça. Se viaja com companheiro/a, divida a roupa pelas duas malas.


DICA EXTRA

Se vai para a Ásia, para locais pouco turísticos e não tem jeito para comer de pauzinhos, leve um garfo e uma faca de plástico (nem que seja as que dão no avião).


NO DIA DA VIAGEM

Levo sempre vestido:
- uma blusa de viscose - porque é o mais fácil de lavar e não precisa de ser passada a ferro.
- umas calças de ganga - porque é a peça que ocupa mais espaço; porque dá com tudo; porque no avião às vezes está frio; porque, como diz a minha mãe, quanto mais sujas, mais bonitas 😂 
- um casaco à cintura - porque no avião está frio e assim não ocupa espaço na mala.
- umas sapatilhas - porque são confortáveis; porque é o calçado que levo que ocupa mais espaço.
   

DICAS SÓ PARA MULHERES

1) Se vai de viagem muitos dias, não esqueça do creme depilatório (eles vão crescer!), se leva apenas mala de mão. Se levar mala de porão, não se esqueça da gillette. E não, os pêlos não engrossam quando cortados com lâmina! É um mito urbano! Não acredita? então leia este artigo da FDA (Agência Federal  do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) ou este artigo da Scientific American.
2) Se o período vai aparecer durante as férias e isso lhe traz algum desconforto, fale com o seu médico. Ele tem a solução (eu sei qual é mas não sou médica, por isso abstenho-me de dar indicações).
3) Leve soutiens sem aros nem partes acolchoadas. São mais fáceis de lavar e ocupam menos espaço.  


DURANTE A VIAGEM

Quando puser o casaco à cintura, vire-o do avesso! porquê? para se sujar menos do direito 😉



Esqueceu alguma coisa? descomplique. Desde que esteja na civilização vai poder compra!

Boa Viagem!


Artigo relacionado:
Quando as coisas não correm como planeámos (com 18 dicas) 

Comentários

  1. Me identificando total! Meu lema é: Sua mala é do tamanho dos seus medos! Há cerca de quatro anos , todos os anos, comecei a viajar com duas amigas demais de 30 anos de amizade. Eu e mais outra somos casadas e temos filhos. A outra não casou. Elas, apesar de ter recursos, nunca haviam saído do país até 2015. Eu, ao contrário, SEMPRE viajei e sempre fiz TUDO sozinha. O período que passei fora de casa por mais tempo depois de casada foi em 2015 quando fiz o Caminho de Santiago em 31 dias e depois fiquei mais 6 dias em Madrid e arredores. Se eu já era prática, "piorei" depois do Caminho, afinal andar 840km em 31 dias, media de 30km por dia levando sua própria mochila, qualquer grama faz diferença. Depois dessa viagem só viajo com mala de mão de 10kg. Não interessa pra onde e se é inverno ou verão. Só viaja comigo assim. As meninas no começo estranharam, agora já estão acostumadas. Nossas viagens sempre são de 20 dias e sempre para a Europa. Só levo mala de 10kg pq pegamos võos internos low coast e o peso máximo é 10kg e a GRANDE vantagem é que não perdemos tempo despachando mala e PRINCIPALMENTE, elas não correm perigo de serem EXTRAVIADAS (como a de vcs na viagem do Peru). Acredite, na viagem do ano passado entre Suíça, Holanda, Inglaterra e Itália, ainda voltou 1 camisa sem ser usada, mas tive que lavar uma calça jeans, fora as calcinhas. Eu que monto tudo, eu que faço tudo pois sou a única que fala inglês. Me identifiquei com o perfil de vcs. Por isso estou aqui lendo e vou seguir vcs. kkk Já conheço o Peru, mas a época meu marido não pode ir e fui com meus pais e meu filho. Tenho que voltar , pois só conheço Cusco e arredores, Ollaytatambo, Vale Sagrado , Maraes, Machu Pichhu e Lima (que detestetei).

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário. A minha mala também cada vez mais pequena. Este ano iremos viajar por 20 e provavelmente não levarei mala de porão. A minha amiga cuja mala foi extraviada quando fomos ao Peru já disse que não leva. Tem razão, quando só se leva mala de mão, é tudo mais rápido.
    Puxa... andar 810 km... nem imagino!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Albânia - roteiro de 14 dias com informações úteis

Roteiro pela Andaluzia, sem as cidades grandes

2, 3 ou 4 dias em Valência, sem carro