Basel - Preparação


Basel (Fonte:https://commons.wikimedia.org/)

Durante o Natal de 2016 foi aparecendo no facebook relatos de pessoas que tinham visitado  mercados de Natal em diferentes países da Europa. Os mercados de Natal chamaram-me a atenção, uma vez que já tinha uma ideia do que eram. Tinha estado num, em Budapeste, e tinha gostado.
Assim, quando, no início de setembro de 2017, chegou a hora de pensar na passagem de ano, havia várias questões a ter em conta na escolha do destino:

- ser um destino próximo - eu e as duas amigas que iam comigo só teríamos 5 dias para esta viagem. Diz-nos a experiência que descontando o tempo de ida e vinda, estes 5 dias se reduzem a 4 dias, no máximo, de visita efetiva.

- o voo ter um preço razoavelmente baixo - seria um desperdício gastar muito dinheiro num voo para estarmos tão pouco tempo no destino.

- o destino ser uma cidade com muito para ver ou estar próxima de locais com interesse - apesar de poucos dias, conheço-me bem e conheço bem as companheiras. Sei que levantamos cedo e deitamos tarde e andar não é problema. Em 4 dias somos capazes de ver muita coisa.
e já agora...

- ter mercado de Natal ou estar próximo de uma terra que tivesse.

O próximo passo foi ir ao Skyscanner. Este motor de busca tem uma opção em que colocamos as datas de voos sem, contudo, indicar o destino, dando-nos os voos disponíveis, por ordem crescente de preços. Entre as opções fornecidas, surgiu uma que me despertou a atenção: Basel (ou Basileia). Apesar de não ter grandes referências da cidade (apenas tinha ouvido falar dela a propósito do futebol e porque uma amiga lá tinha ido há uns anos), fiz uma breve pesquisa na internet e fiquei a saber que tinha um dos requisitos: mercado de Natal, só que, por azar, na data em que podia ir esse mercado já teria terminado. Fazendo uma nova pesquisa, agora no mapa da Google, percebi que esta cidade Suiça ficava próximo da fronteira de França, mais precisamente da região da Alsácia, onde se situa Colmar, uma cidade que sabia ter mercado de Natal. Nova pesquisa (aqui) e Eureka! o mercado de Natal de Colmar ainda existiria na data prevista para a minha viagem.
O passo final seria convencer duas amigas para a passagem de ano, tarefa que costuma ser fácil.... e foi.

Era isto que estávamos à espera de ver em Colmar, mas será que foi o que vimos? (Fonte:   https://noel.tourisme-alsace.com/fr/)









Destino escolhido, companheiras convencidas, marcou-se o voo (a meados de setembro). Começo sempre pela compra do bilhete de avião. Escreverei um post sobre a sequência de passos que sigo na preparação de uma viagem. A pressa da comprar do bilhete teve a ver com um alerta que os motores de busca proporcionam e de que falarei também mais tarde.
Seguiu-se a reserva de sítio para ficar. A escolha recaiu sobre uma casa. Porquê? porque seríamos 3 e teríamos mais espaço, porque assim poderíamos tomar o pequeno almoço em casa (mais barato) e porque temos sempre a intenção de fazer algumas refeições em casa... o que nunca acontece! A principal exigência que temos para o alojamento, para além das condições mínimas, é ser bem situado e por bem situado entenda-se ficar no centro da cidade. E foi assim que reservámos um apartamento pelo Airbnb.

No início de outubro tínhamos tudo tratado (pode parecer cedo mas não é; sobretudo para o final do ano as minhas datas de ida e volta não são flexíveis e deixar para mais tarde significaria reduzir fortemente a possibilidade de encontrar alojamento central). Faltava agora saber como ir do aeroporto até à casa que tínhamos alugado. Temos sempre prevista a forma de chegar à cidade para não ficarmos à porta do aeroporto sem saber o que fazer.
Faltava ainda pesquisar sobre o que se podia ver na cidade e redondezas, saber que transportes utilizar. Percebemos que a rede de comboios na Suiça é excelente e daria para ir a Colmar, a Berna (que eu queria muito ir) e a Lucerna.


Rede de comboios da Suíça (Fonte: http://www.gstaad.ch/fr/)


Entre o que planeámos e a realidade, terá havido muitas diferenças? Escreverei mais tarde!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Albânia - roteiro de 14 dias com informações úteis

Roteiro pela Andaluzia, sem as cidades grandes

Guia de viagem a S. Miguel (Açores)